segunda-feira, maio 07, 2007

novidades@livraria.infantil

Que Bicho te Mordeu? de Maria João Lopo de Carvalho (ilustrações de Rita Antunes)

(…) Enquanto reinava a confusão na sala, a Sara, de repente, percebeu tudo. A sua história tinha sido contada com o coração. Contada, não, vivida com o coração e por isso estava a ter um final feliz. Os bichinhos tinham conseguido, enfim, ser humanos, ao entrar em cada um dos meninos da sala, sem que ninguém, a não ser ela, percebesse o que se estava a passar. O Bicho-Carpinteiro agora era o Miguel; o Bicho–do-Mato chamava-se Diogo; o Bicho-de-Sete-Cabeças, Maria; O Bicho-de-Cozinha, João; o Bicho-Careta era o Tiago; e o Carlos, o Bicho-Raro, porque nunca se viu alguém saber tanta matemática na ponta da língua como ele, e assim por diante.

Que Bicho te Mordeu?

O Peixe Baltazar de Manuel Jorge Marmelo e Jorge Afonso Marmelo (ilustrações de Joana Quental)

Existem muitos tipos de casa. Casas grandes e casas pequenas. Casas bonitas e casas feias. Casas ricas e casas pobres. Casas de gelo e casas de terra. E casas que nem casas chegam a ser.
A casa do peixe Baltazar era um aquário, um boião de vidro transparente com pedrinhas redondas no fundo, seixos recolhidos na praia, no ponto exacto onde as ondas vêm rebentar e arredondar as arestas das pedras. E, se é verdade que um aquário não chega a ser um grande sítio para se viver, era ali que o peixe Baltazar morava.

O Peixe Baltazar

Onde Acaba o Arco-Íris? de Ana Vicente (com ilustrações de Madalena Matoso).

(…) Entretanto, o amarelo, excitado com o que tinha acontecido, encostou o cotovelo ao braço do azul. Até parecia um milagre!
Imaginem que começou a aparecer outra cor que nunca tinham visto e que baptizaram com o nome de verde.

Onde Acaba o Arco-Íris?

Sem comentários: