segunda-feira, maio 07, 2007

Vermeer, Rembrandt, David… revisitados.

Haverá livros infantis perfeitos? Há. O Grande Livro dos Retratos de Animais, de Svjetlan Junakovic (edições OQO), inscreve-se nessa nobre tradição. E é perfeito porque nele encontramos todos os ingredientes, misturadas de forma sábia, conducentes à dita perfeição: humor inteligente; referência explicita à Arte (com letra maiúscula); pedagogia em relação aos animais; (neste caso) tradução sem mácula; ilustrações perfeitas; e, last but not least, é um livro apelativo e estimulante para os pais (a partir deste livro muita coisa se pode e deve fazer).

Reza assim a história:

Frequentemente, quando visitamos um museu, uma galeria, uma mostra de arte ou folheando as páginas de um livro, encontramos reis, rainhas, cavaleiros, condes, viúvas, avarentos, mercadores, artistas, escritores e pessoas comuns.
De dentro dos seus retratos, pintados por autores mais ou menos celebres, olham-nos, observam-nos, às vezes sorrindo, desejosos de permanecer para sempre presentes na memória da posteridade.
Em relação ao animais, pensa-se que não existem, ou que jamais terão sido expostos, retratos desta natureza.
De facto, isto não corresponde de todo à verdade. O livro que tendes entre as mãos foi concebido precisamente com desejo de dissipar estas convicções, eliminar todas as dúvidas sobre o mérito dos retratos e testemunhar como os animais foram objecto de um particular interesse em épocas e circunstâncias diversas.


No mínimo, delicioso.

O Grande Livro
O Grande Livro 2
O Grande Livro 3

Sem comentários: